13.10.05

Óculos de Sol.

Usam-se óculos de sol para se protejer os olhos dos raios de Sol, para se segurar o cabelo ou aquela madeixa que teima em cair.Usam-se óculos de sol porque é moda usá-los, principalmente se forem "in", isto é, se forem da "moda".Usam-se óculos de sol para esconder aquela lágrima que teima em cair em dias menos bons; usam-se óculos de sol porque às vezes o reflexo da nossa própria imagem neles, serve-nos de espelho.Usam-se óculos de sol para ver melhor ao longe ou ao perto (se as lentes forem graduadas); usam-se óculos de sol para se observar aquele ou aquela que está na mesa do café ao nosso lado, sem que o(a) mesmo(a) se aperceba.Usam-se óculos de sol para disfarçar as olheiras de uma noite mal dormida ou bem passada, mas com curtas horas de sono.
No meu caso, não uso óculos de sol.Olho para o mundo tal e qual como ele é, sem utensílios ou objectos que o modifiquem ou alterem em termos de cor.Não gosto de me ver de óculos de sol e sinceramente não acho que me façam falta.
Quanto a ti, já não digo o mesmo.Gostava de saber realmente o porquê de tu usares óculos de sol.Tens uns olhos demasiado expressivos para ficarem encobertos por essas lentes escuras que tu tanto teimas em usar.Acredito que te façam falta no Verão, quando os raios de sol teimam em trespassar tudo e todos.
Mas não no Outono, principalmente agora.O Sol que se tem feito sentir não tem sido forte, mas tu teimas em usá-los.Parece-me que tal facto só reforça a ideia de que os objectos exercem muito mais do que a simples função para a qual foram destinados.
Não gosto dos teus óculos de sol, ou se preferires não gosto de te ver com óculos de sol.Tornas-te frio, distante e um pouco convencido.Prefiro os teus óculos normais de massa azul que me permitem penetrar nos teus olhos sem que uma barreira escura se interponha entre mim e eles.

No teu caso, os óculos de sol, criam um fio invísivel entre nós.Mas tu, com a tua doçura tentas desfaze-lo ao tirá-los, ou ao colocá-los sobre a cabeça de cada vez que nos cruzamos ou nos encontramos.
E isso sabe bem, e leva-me a admitir que só embirro com eles por serem teus.Afinal, eles até te conferem uma certa piada...

3 comentários:

segurademim disse...

... Sorte a tua por não precisares de óculos ! mas olha que aos míopes eles fazem mesmo muita falta. Nestes dias muito luminosos de Outono, os óculos escuros são uma defesa da vista indispensável... e usá-los não tem outro significado que não seja: o conforto na visão! até em espaços interiores se forem muito luminosos (ex: centros comerciais) é um suplício as lentes brancas, eu não aguento...

(já li textos a defender este ponto de vista: que os óculos escuros servem para criar distâncias; acho graça, porque a realidade pode ser bem diferente)

Este teu texto está muito bem construído.

É bom ter-te de volta :)

ricardo disse...

Oi!
Gostei do post!

rita disse...

não gosto
não gosto
não gosto
de óculos de sol ^^
mas gosto de ti :) *