10.9.05

"Renascer"

"O espaço e o tempo, dois infinitos que se estendem para além de todas as coisas.As pessoas que estão perto e vão ficando cada dia mais próximas.A voz, os risos, o olhar.As mãos que falam, os silêncios que dizem, os gestos que traduzem.O prazer de estar ali e não em outro lugar.(...)

Marguerite Yourcenar escreveu um dia que "o Outono e o Inverno limpam tudo pelo vazio e pelo vento" e é também essa a grandeza da vida.A possibilidade de fazer de novo, de limpar tudo e recomeçar.De poder renascer.

Tudo passa e tudo se esquece ou transforma e é bom saber que acima das montanhas existe luz sobre azul e, debaixo desse imenos céu, permanecem intactas muitas coisas e muitas pessoas.Nem tudo se perde, portanto.

E depois há os momentos em que as palavras se sentem e as emoções se calam.Há a fragilidade dos dias e uma força indecifrável que nos empurra e faz caminhar.(...)

E é na abstracção das horas de um tempo que parece suspenso que pressinto que não temos apenas um lugar no mundo."

in Renascer, Xis Ideias para Pensar, de Laurinda Alves


Amo a escrita de Laurinda Alves.Este livro é um dos meus predilectos.Quando o li percebi que ia ser mais um dos livros que me acompanha onde quer que eu vá.Assim, relei-o sempre que sinto necessidade.Hoje apeteceu-me e resolvi postar parte da crónica que li.Acho que nos próximos tempos, postarei mais excertos deste livro e de artigos da revista Xis.

3 comentários:

um cavalo ou um boi disse...

Também já li esse livro. O título adequa-se perfeitamente. Laurinda Alves solta ideias que nos deixam a pensar. É bonito. Podemos pegar nele conforme o nosso estado de espírito, escolher uma crónica e encontrar possíveis respostas.
*

segurademim disse...

Os livros são óptimos companheiros.
Neles encontramos explicações e ideias para algumas questões que nos colocamos. Muitas vezes damos voltas e mais voltas a um assunto, pensando que só a nós é que certas coisas acontecem. De repente pegamos num livro e lá está, algo semelhante já tratado de forma simples e completa.

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »